Dr António Araújo Teixeira

  • 1983

    Licenciatura em Medicina

    António Manuel Meireles Araújo Teixeira nasceu no Porto a 18 de Setembro de 1958. Concluiu a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em Outubro de 1983.

  • 1994

    Especialidade em Cirurgia

    Obteve o grau de Especialista em Cirurgia Geral pela Ordem dos Médicos em Novembro de 1994.

  • 1990-2004

    Assistente na Faculdade de Medicina

    Foi Assistente Convidado a 40% da Faculdade de Medicina do Porto de 1990 a 2004. Realizou provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica pela Faculdade de Medicina do Porto em 1995.

  • 1994-2009

    Hospital de S. João - Porto

    Iniciou a sua actividade hospitalar em 1994 como Assistente de Cirurgia Geral. Exerceu funções de Adjunto do Director Clínico de 1995 a 1997. Desde 2002 que é Assistente Hospitalar Graduado do Serviço de Cirurgia Geral, fazendo parte da Unidade de Patologia Colo-Rectal e Proctológica do Hospital de S. João. Desde 1994 que é responsável por uma Consulta de Proctologia assim como por uma grande parte da Cirurgia Proctológica realizada na Unidade de Cirurgia de Ambulatório deste hospital. Comunicações apresentadas em congressos (54), Trabalhos publicados (20), Participação em mesas redondas / palestras (35). Desde 1 de Junho de 2009 que se encontra com licença sem vencimento de longa duração.

  • Desde 1995

    Clínica Privada

    Desde 1995 que exerce medicina privada na área da Cirurgia geral/Proctologia sendo responsável pela CLINICA DE HEMORRÓIDAS / CENTRO DE CIRURGIA HEMORROIDARIA DO PORTO E LISBOA.

    Desde 2009 - exerce a sua atividade só no sector privado, encontrando-se de licença sem vencimento de longa duração.

    Desde 2013 - responsável pele consulta de CIRURGIA HEMORROIDARIA/PROCTOLOGIA do Instituto Cuf Porto.

  • Estágios realizados no estrangeiro

    Estagiou durante 1 ano (1991 – 1992) em Paris, no Serviço do Prof. Rolland Parc (Hospital Saint - Antoine) considerado um dos Centros de Cirurgia Colorectal e Proctológica de maior prestígio mundial, tendo obtido o título de Residente Estrangeiro dos Hospitais de Paris.

    Frequentou, em Março de 1994 e 1996, o Serviço de Proctologia do Hospital Cantonal Universitário de Genève, sob a direcção do Prof. Marc Claude-Marti.

    Frequentou, em Novembro de 1998, 2000 e 2001, o Serviço do Proctologia do Hospital Léopold Bellan, em Paris, sob a direcção do Prof. Jean Dennis.

    Desde o ano de 2000 que se desloca anualmente à Cleveland Clinic - Flórida, para participar no curso / congresso de Cirurgia Colorectal e Proctológica que aí se realiza anualmente sob a direcção do Prof. Steven Wexner.

  • Diferenciação em Cirurgia Proctológica

    Desde o início da sua actividade cirúrgica que se tem dedicado à Cirurgia Proctológica (hemorroídas, fissuras anais, fístulas anais, ...) contando com mais de 5000 intervenções cirurgicas realizadas nesta área, razão pela qual vários doentes, provenientes de diversas regiões do país, lhe são habitualmente referenciados para cirurgia ano-rectal por Colegas das mais variadas especialidades.

    Destaque para a cirurgia hemorroidária que, recentemente, sofreu uma verdadeira revolução com a introdução duma nova técnica cirúrgica - PPH (Técnica de Longo) - da qual possui, conforme lhe é reconhecido, uma das maiores experiências a nível nacional, pelo que tem sido por diversas vezes convidado para realizar demonstrações cirúrgicas ao vivo, para médicos especialistas, em vários hospitais do país (Porto, Coimbra, Viseu e Chaves). Esta técnica, que pode ser feita em regime  de ambulatório, veio melhorar substancialmente a qualidade de vida dos doentes, tornando o pós-operatório muito menos doloroso e sem necessidade de recorrer a pensos.

    Em Novembro de 2010 foi convidado pela Universidade Jean Piaget de Angola (Viana - Luanda) a participar nas 1ªs Jornadas Internacionais de Cirurgia Angola-Portugal, onde também realizou, a convite do Serviço de Cirurgia do Hospital Militar de Luanda, uma sessão de cirurgia hemorroidária para os especialistas do serviço.

    Em Novembro de 2012 foi convidado a participar nas 5º Jornadas Internacionais de Cirurgia de Cabo Verde (Santiago–Praia ),realizadas pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, tendo sido também convidado pelo Hospital Agostinho Neto a realizar uma sessão de cirurgia hemorroidária, demonstrativa das várias técnicas cirúrgicas, para os especialistas do Serviço de cirurgia geral.

    É membro da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, tendo já pertencido aos seus orgãos sociais, Sociedade Portuguesa de Cirurgia e Sociedade das Ciências Médicas.

    Participou como convidado em diversos congressos e cursos da área da Proctologia, quer como palestrante, moderador de mesas redondas ou formador.


  • Locais

    Porto
    Lisboa
    Algarve
    Aveiro
    S. João Madeira

  • Urgências

    966 022 925

  • Patologias

    Hemorroidas

    Doença Hemorroidária

    Trombose Hemorroidária

    Fissura Anal

    Abcesso e Fístula Anal

    Quisto Pilonoidal

  • Website

    www.clinicahemorroidas.com